Em muitos momentos da nossa vida sentimos a necessidade de esconder a nossa felicidade. Ficamos desconfortáveis com as oportunidades que recebemos, questionamos o nosso mérito.
O sentimento de merecimento reside na capacidade de sentir prazer e conforto com a felicidade que temos no momento. “Perguntamos a nós próprios: será mesmo que mereço? Quem sou eu, para me ver sendo ou tendo tudo isso?”

A verdade é, por que não? Não existe nenhum mérito em diminuir nossos talentos, nossas conquistas, apenas para que os outros não se sintam inseguros ao nosso lado.
A falta de merecimento é um dos principais bloqueios emocionais que sentimos no nosso dia-a-dia. É como se tivéssemos um conjunto de regras internas, acreditamos que apenas quando formos algo idealizado é que vamos nos sentir merecedores. Além de, existir o peso das regras sociais que ditam se somos dignos ou não de receber determinado prêmio ou vantagem.
O fato é que não precisamos fazer mais nada, ser mais nada ou atingir mais nada para nos sentirmos merecedores de paz, amor e abundância. O indicador de mérito deveria ser somente você, para ser e ter tudo aquilo que sempre sonhou.
A Terapia Cognitivo Comportamental e dos Esquemas ajuda na compreensão dos motivos para não se sentir merecedor e de que forma isso se relaciona com a capacidade de sentir satisfação.
O bloqueio existente ao nível do merecimento, age de tal forma inconsciente que sabota novas oportunidades. Nas mais diversas áreas, como: carreira, relacionamentos, finanças, família.
O tratamento objetiva modificar crenças distorcidas que temos sobre nós mesmo e que nos impede de atingir nossos objetivos. E também, desenvolver novas formas de lidar com pensamentos e emoções depreciativas. Assim, impactando profundamente na capacidade de sentir felicidade com as próprias conquistas.
