Artigos, Psicoterapia Online

Psicologia Online: entenda essa nova modalidade de terapia

Desde os anos 60, quando foi criado o primeiro computador, a tecnologia se difundiu e se  uniu a todos os meios de comunicação, possibilitando às pessoas terem acesso aos mais variados serviços e produtos somente com alguns cliques ou toques numa tela de celular.

E assim, como quase tudo que vemos hoje, psicólogos também passaram a utilizar a internet como ferramenta para ampliar sua atuação, oferecendo a possibilidade do atendimento terapêutico através da psicologia online.

Psicologia online é autorizada no Brasil?

Sim! A resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicada em em 2018, a  Resolução CFP nº11/2018  reconhece formalmente a importância e necessidade da terapia online, diante de um cenário em que não se pode mais negar o quão fundamental é a internet para a vida das pessoas, nas mais variadas áreas. Por isso, a engloba como novo modelo de terapia, podendo alcançar mais pessoas, em lugares que a psicologia ainda é inacessível.

Terapia online vs. presencial: qual a diferença?

Sabemos que, ao tratar diretamente com o psicólogo, há uma troca entre o paciente e o profissional que alguns recursos virtuais não permitem. Numa sessão de terapia, muitos fatores são analisados, e entre eles estão as expressões faciais, o tom de voz, os gestos… E, apesar de serem muito úteis para orientação, apoio e controle, as mensagens de texto e emails não permitem esse nível de interação.

Contudo, as sessões de terapia online feitas por chamadas de vídeo são, basicamente, iguais as presenciais, desde que alguns critérios sejam cumpridos, tanto pelo psicólogo quanto pelo paciente.

Um local tranquilo, sem barulho ou interferências externas e onde haja privacidade, é o ideal para realizar o atendimento virtual. O paciente que opta pela terapia online deve estar ciente de que também necessita de uma conexão com a internet de qualidade para que não haja travamentos ou interrupções frequentes durante a sessão.

Todavia, o profissional que escolhe atuar na psicologia online também precisa se adequar às necessidades que surgem a partir daí. Assim como no consultório, o atendimento através da internet deve ser feito num lugar confortável, seguro, sem interferências e com total privacidade.

Por isso, ao optar pelo tratamento psicológico online, é fundamental pesquisar muito, a fim de encontrar profissionais que estejam familiarizados com esse tipo de atendimento e que possuam autorização do Conselho Federal de Psicologia para atuar dessa forma.

Benefícios do atendimento virtual: tempo, custo e conforto.

Tempo

O tempo – ou a falta dele – é um dos fatores que mais influenciam na escolha pela terapia online. Quase todo mundo tem um dia a dia corrido, trabalha de oito a dez horas, isso sem contar aqueles que trabalham e estudam. E ainda tem família, filhos… Enfim, muita coisa pra dar conta e as 24 horas do dia são insuficientes.

Mas a terapia é necessária, é um tratamento indispensável, que você não pode mais adiar, mas não encontra tempo para encaixar as sessões na sua agenda? Bom, a psicologia online está aí pra isso: para que a falta de tempo não seja uma desculpa ou empecilho.

O paciente pode optar por realizar a sessão no trabalho, caso disponha de um local adequado e de, pelo menos, uma hora livre. Também pode fazer isso em casa, no fim do dia, entre uma tarefa doméstica e outra.

Custo

Em geral, as sessões de terapia online apresentam um valor menor que o atendimento presencial no consultório. Vale ressaltar que o menor custo não significa diferença na qualidade do atendimento ou qualificação do psicólogo, muito pelo contrário.

Escolher essa modalidade também pode ser vantajoso financeiramente, uma vez que os valores são mais acessíveis e não há gastos com transporte para deslocamento até a clínica.

Comodidade e conforto

Muita gente se sente mais à vontade no ambiente virtual, estando no conforto da sua própria casa, isso faz com que o paciente se sinta mais relaxado e seguro, o que facilita bastante o diálogo, principalmente durante as primeiras sessões.

E isso também vale para quem vai viajar de férias ou fazer um intercâmbio, por exemplo. Ao ficar um tempo maior longe de casa, o paciente pode combinar de realizar os atendimentos à distância, caso seu tratamento seja presencial, ou mesmo iniciar pela terapia online, já prevendo esse afastamento temporário, para que o tratamento não seja interrompido.

De todo modo, a psicologia online surge como uma facilitadora e beneficiadora da saúde mental, ampliando o acesso à terapia, dinamizando os atendimentos e proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas.

Psicóloga Natália Arnold CRP 07/26539 🔎Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental 👩‍💻Atendimentos ONLINE