Artigos, Perguntas Frequentes, Sobre a Terapia

Porque a terapia desperta emoções difíceis?

Ao longo do processo terapêutico é comum enfrentar emoções negativas, passar por momentos de revolta, opressão ou desnorteamento. Faz parte do tratamento trazer a superfície cenários dolorosos que à muito tempo foram escondidos de nós mesmos.

Por isso, é comum sentir raiva, medo, culpa, confusão a respeito de si, dos outros e até mesmo do terapeuta. Quando uma emoção muito forte se faz presente, é sinal de que existe uma vivência não elaborada e provavelmente uma crença antiga ligada a ela. Muitas vezes, o processo de descontrução da crença é que acaba por causar essa sensação de desequilíbrio.

Um exercício que pode ajudar é o de “criar um local seguro“, seja ele formal ou informal. O que funcionar melhor para si, um objeto, local ou pessoa que proporciona o sentimento de proteção. Algumas pessoas se usam de figuras históricas, locais sagrados, imagens mentais ou até mesmo um familiar.

Esse espaço pode ser evocado mentalmente a qualquer momento e o ajudará a passar pelos períodos difíceis no decorrer da terapia. Ele evita a ruminação de pensamentos negativos e a revivência de situações angustiantes. Assim, criar uma sensação de segurança auxilia a controlar a tendência de reagir exageradamente frente aos acontecimentos.

O exercício é simples, sempre que se sentir angustiado, anote suas preocupações para lembrar na próxima sessão. Em seguida, respire fundo pense no seu refúgio, evoque a sensação que ele lhe traz, visualize e sinta no seu corpo. Sinta que está obtendo abrigo ali, deixe que essa sensação tome parte de você.