Artigos

Sobre ansiedade e depressão: o que eu gostaria que meus amigos soubessem

Meus amigos, eu não quero ser aquela que sempre se queixa de tudo.

Quando a tristeza aparece. Me sinto em pé no meio de uma multidão se movendo pra todos os lados. Enquanto estou paralisada e não consigo descobrir como fazer meus pés se moverem.

Entenda, amigo, que na maioria das vezes, não há nada realmente ruim no meu mundo. Mas eu fico lá, vendo todo mundo se movimentando, se divertindo, indo pra algum lugar. Enquanto eu, não consigo descobrir como levantar meu pé esquerdo e começar a andar.

Acho que preciso que você entenda como as coisas acontecem comigo.

Quem lida com a ansiedade e/ou depressão não precisa de uma lista de coisas que fez de errado ou certo ou do quão bons eles são ou como eles estragaram tudo.

Nós só precisamos ouvir que estamos bem e saber que você nos ama. Também não é hora de começar um debate sobre a vida ou sobre amizade. Confie em mim, nesses momentos de ansiedade são os momentos em que vou querer me esconder nos buracos mais profundos.

Não é porque estamos sendo teimosos. É o controle, ou a falta dele.

Essa é a coisa mais importante que eu quero que você saiba. Naqueles momentos em que a depressão mostra sua face feia, são os momentos em que sinto que estou perdendo o controle da minha vida. Lembre-se, tudo poderia parecer perfeito e se encaixar, mas por alguma razão, a ansiedade, de repente, faz coisas normais parecem o fim do mundo:

Pratos sujos se tornam uma montanha à ser escalada; a lavanderia um tsunami a ser vencido; uma briga com as crianças e parece o começo da terceira guerra mundial; pagar as contas me faz parecer que estou dentro do mercado de ações; os problemas de relacionamento são o fim para mim…

Tudo perde a graça e eu só percebo quando o sintoma passa.

Porque quando a ansiedade e a tristeza passam, eu posso ver a vida com olhos que não são distorcidos, eu vejo a verdade. Mesmo que por breves momentos.

Você, meu amigo, pode me ajudar. Você pode me abraçar, ou simplesmente me amar nesse espaço. Você pode ajudar com os pratos, com a lavanderia, com as crianças. Ou você pode aparecer e simplesmente sentar ao meu lado. Mesmo sabendo que eu não vou estar muito bem.

Não tente me consertar. Ou queira me dizer que nada está errado. Ou que isso está na minha cabeça. Ou que eu sou louca. Ou qualquer outra coisa.

Apenas apareça.

Apenas ame.

Apenas esteja lá.

Apenas seja meu amigo.

Eu prometo que farei o mesmo por você. Afinal, essa é a natureza da amizade. Amar uns aos outros nos altos e baixos. E para alguns de nós isso significa muito naqueles dias de tristeza. Isso é amor verdadeiro, amizade verdadeira.”

Ass.: Rachel

Fonte: Findingjoy