O amor não deveria ser sinônimo sofrimento. Esse é o primeiro ensinamento para não cair na armadilha de uma relação tóxica, um tipo de relação que te tira mais do que preenche e faz com que você viva em uma tensão permanente.
O risco desse vivenciar esse tipo de relação é se sentir tão fraco e sem energia que termina por adoecer.
Ter um relacionamento tóxico provoca muito sofrimento, a amargura e solidão. É uma relação que te faz sofrer, baixa sua autoestima e te leva a um estado de negatividade constante.
<
p class=”s6″ style=”margin:0 9px 3px;line-height:21.60000038147px;color:rgb(0,0,0);font-family:-webkit-standard;font-size:18px;font-style:normal;font-variant-caps:normal;font-weight:normal;letter-spacing:normal;orphans:auto;text-align:start;text-indent:0;text-transform:none;white-space:normal;widows:auto;word-spacing:0;-webkit-text-size-adjust:none;text-decoration:none;”>
Relacionamento tóxico não tem amor saudável
Relacionamento tóxico: por que as pessoas permanecem?
Existem algumas causas que fazem com que algumas pessoas se envolvam em relacionamentos tóxicos e não conseguem deixá-los:
1. Estereótipos românticos do amor irreal e que devem grande parte do seu legado a uma cultura de comédias românticas em que duas pessoas estão predestinas a se encontrar. Nessa cultura de romanticismo, a solidão pode parecer como uma desilusão diante da dependência emocional que está na base de um vínculo tóxico.
2. Esperança de que algo mude. A esperança é um sentimento que pode ser positivo em muitos contextos mas não saudável quando se vive um relacionamento tóxico, pois faz com que uma pessoa a viva esperando que a outra mude.
3. Baixa autoestima. Um dos efeitos de uma relação tóxica é que o amor próprio fica ferido e debilitado.
4. Medo. Existem muitos tipos de medos, por exemplo, medo da solidão, medo do que os outros vão dizer, medo das mudanças, medo da própria fragilidade emocional de quem vive sentimentos contraditórios.
Relacionamento tóxico: os sinais
1. São incompatíveis. Apesar de vocês se esforçarem por parecer o contrário, as discussões são frequentes na relação e o esgotamento mental é evidente por causa disso.
2. Você sente que mudou sua maneira de ser desde que começou a se relacionar com essa pessoa. Sente que é menos você nessa história, simplesmente porque você não se sente livre. É como se você tivesse ficado sem luz, sem brilho interior, por exemplo, seu parceiro(a) te corrige ou ridiculariza algumas das suas opiniões.
3. Existe algum tipo de controle. Por exemplo ciúmes ou o controle pelo telefone da outra pessoa (uma invasão na intimidade alheia que é totalmente injustificado).
4. Critica seus familiares ou amigos. Uma pessoa que te ama sabe quais são as pessoas mais importantes da sua vida, em uma relação tóxica é comum desconsiderar certos vínculos com críticas negativas a essas pessoas.
5. Você não é feliz. Ainda que você tenha tentado conversar explicando sua parte para que as coisas mudem, a relação parece que entra em um círculo vicioso em que se repetem as mesmas situações.
6. A relação é um ciclo: hora vocês vivem num estado de lua de mel, com amor, carinho e promessas. Noutra, vocês vivem dias de brigas intensas, humilhação, exigências e controle. Após a briga, volta-se a fase inicial, com desculpas e declarações de amor.

Os sinais de um relacionamento abusivo
1. Um dos parceiros frequentemente sente medo do outro, ou um sente medo do outro de forma recíproca;
2. Há hierarquias ou desigualdade de direitos: uma pessoa pode tudo, mas a outra tem que obedecer uma série de regras limitantes;
3. Monitoramento e controle são hábitos existe invasão de privacidade, uma pessoa quer saber tudo da outra a todo momento, e a outra pessoa se sente sufocada e presa;
4. Acontece violência física (bater, morder), psicológica (dizer coisas como “você nunca vai achar outra pessoa, então precisa ficar comigo” ou “só eu aguento você”), sexual (pressão para fazer atos sexuais que a outra pessoa não deseja), patrimonial (quebrar as coisas do outro, como o celular; riscar o carro; jogar roupas fora) ou moral (diminuir a pessoa publicamente, espalhar mentiras ou segredos íntimos);
5. Um parceiro parece ficar feliz em ver o outro mal; desestimula que o parceiro procure ajuda ou apoio social;
Modificando um relacionamento tóxico
Conselhos essenciais que vão te ajudar a saber qual decisão tomar:
• Não se isole. É muito importante que você compartilhe com sua família ou amigos mais próximos aquilo que sente, eles vão te acompanhar nesse momento.
• Lembre-se que a sua felicidade é o seu bem mais importante, faça uma lista do que você deseja num relacionamento e uma lista do que você tem no relacionamento atual. Compare as duas e tire suas conclusões.
• Não normalize a situação. Lembre-se quais eram suas expectativas de um amor feliz e observe em que ponto você se encontra. Sem dúvidas vai ser mais feliz estando solteira(o) que em uma relação que te faz se sentir sozinha e triste.
• Não se deixe prender unicamente por palavras e promessas da outra pessoa. O amor de uma pessoa não só se demonstra através da consistência das palavras mas também da coerência das atitudes com você e com os demais. Você não deve avaliar seu companheiro(a) apenas pela maneira como te trata mas também como é a atitude com os familiares e amigos, por exemplo.
• Caso tome a decisão de terminar um relacionamento complicado, seja firme. Pense em você e no seu bem-estar. Cuide-se muito e para isso, comece afastando esse relacionamento tóxico, assume a realidade da infelicidade.
• Peça ajuda profissional. Se você achar que é necessário, busque um psicólogo para te orientar em um momento como esse. Você também pode buscar outro tipo de apoio emocional, por exemplo, realizar um curso de crescimento pessoal. Esse é o momento para começar a valorizar-se, amar-se e ser ainda melhor.
• Tente pensar em quais conselhos você daria para uma pessoa que estivesse passando pela mesma situação que você. De acordo com isso, você pode refletir sobre sua vida mas de um ponto de vista mais distante.
• Não transforme o carinho do parceiro em uma desculpa para seguir nesse relacionamento. Lembre-se de que o relacionamento é um ciclo e que a fase do carinho é seguida pela humilhação e pela briga. O amor não pode tudo, mesmo que você tenha a sensação de sentir algo especial por essa pessoa, talvez o afastamento seja o melhor que pode acontecer com você.