Sexologia Clínica

A saúde sexual é a integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais de maneira tal que influenciam a personalidade, a capacidade de comunicação e a relação com outras pessoas.

Sexualidade e psicologia:


A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações, portanto, a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deve ser considerada como direito humano básico, assim como uma necessidade. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, expressão dos movimentos, forma de sentir, tocar e ser tocado.

O prazer é algo que abrange a vida como um todo. Uma pessoa sem prazer em sua vida afetiva, pode apresentar sentimentos de insatisfação e inadequação em seu cotidiano. Afetando suas relações, motivação, vida social e, inclusive, profissional.

 

O psicólogo sexólogo trabalha com as questões emocionais relacionadas a sexualidade, como:

falta de desejo ou prazer;

bloqueios e traumas;

medo e vergonha;

disfunções sexuais: perda da ereção, ejaculação precoce, ejaculação tardia;

anorgasmia – incapacidade de atingir orgasmo;

vaginismo – dificuldade de completar a penetração;

dispareunia – dor no ato sexual (descartando causas orgânicas pra avaliação ginecológica);

sexualidade dos casais;

consequências emocionais de problemas físicos (infertilidade, aborto, deficiências);

orientação sexual;

questões de identidade e de gênero;

transição de gênero;

O sexólogo clínico é um profissional que foi submetido a treinamento especial no campo sexológico, e por isso tem as habilidades teóricas e práticas para diagnosticar e tratar doenças, dificuldades ou dúvidas sexuais. O que permite que eles resolvam as questões de forma direta e específica, até mesmo associado ao trabalho de outros profissionais (médicos, ginecologistas, endocrinologistas, psiquiatras, fisioterapeuta pélvico), utiliza uma abordagem estritamente informativa e educacional.

 

Artigos relacionados:

O que faz um sexólogo?

Sexualidade Feminina