Como posso ajudar?

Todo mundo passa por períodos de stress, tristeza, luto e conflito, esses momentos fazem parte da vida. Por isso, quando você não se sente muito bem pode ser difícil saber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema.

A prioridade da comunidade médica/psiquiátrica é identificar e atender aqueles que tem doenças mentais diagnosticáveis, porém, a ajuda psicológica serve para tratar inclusive aqueles que não possuem um diagnóstico. Ou seja, a crença de que ir ao um psicólogo é só para pessoas com problemas graves é um mito.

Além de sofrer sem necessidade, quem se encontra numa situação difícil pode ter o quadro agravado justamente por falta de tratamento profissional. Quanto mais cedo se procura ajuda, mas fácil será tratar o problema, o processo vai ser mais curto e menos estressante. Assim, a psicoterapia tem caráter preventivo e acaba por ser um investimento na própria saúde.

Os benefícios da psicoterapia podem ser visto da mesma forma que os exercícios físicos, como uma forma de autocuidado e de aliviar o estresse. Ambas são  estratégias que podem ajudar no dia-a-dia, aliviando tensões e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Existem ainda crenças distorcidas de que procurar um profissional seja um sinal de fraqueza. Pelo contrário, procurar um terapeuta mostra o lado saudável que a pessoa tem ao reconhecer quando precisa de ajuda para resolução de seus conflitos.

Um tratamento não precisa envolver análise quatro vezes por semana, a Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia dos Esquemas trabalha com consultas semanais para ativação do comportamento e tem o foco na resolução de problemas. As pessoas acham que vão se tornar prisioneiras do tratamento, mas isso simplesmente não é verdade. Pode-se fazer terapia por um período específico, enquanto sentir necessidade. O objetivo final é desenvolver autonomia, assim, tornar o paciente seu próprio terapeuta. Mesmo assim, algumas pessoas gostam de ter seu espaço semanal para conversar sem julgamentos.

A diferença de procurar um terapeuta ou um amigo, é que o psicólogo foi treinado para uma escuta empática e para aplicar técnicas terapêuticas que o fazem refletir e encontrar seu próprio caminho, sem imposições ou lições morais.

Existem inúmeros motivos que podem levar uma pessoa a procurar um terapeuta, seguem os exemplos mais frequentes para isso:

               slide1 2 3 4

                5 6 7 8

               9 10 11 15

              12 14  13 16